sábado, 5 de junho de 2010

Quando é hora de parar de caminhar

0
Quando a religião começa a virar moda, começa a perder seu sentido de ser, seus valores, sua ética. Mesmo assim muitos insistem em continuar “vencendo” e “vencendo”, num triunfalismo forçado que acaba deixando de lado a essência da própria religião.

Esse problema já acontecia no povo de antigamente e, embora sejamos outro povo em outro tempo, temos muito o que aprender com o que foi ensinado lá atrás e entendermos que às vezes é melhor pararmos de caminhar.

A quem posso eu falar ou advertir? Quem me escutará? Os ouvidos deles são obstinados, e eles não podem ouvir. A palavra do Senhor é para eles desprezível, não encontram nela motivo de prazer.

Mas a ira do Senhor dentro de mim transborda, já não posso retê-la.“Derrama-a sobre as crianças na rua e sobre os jovens reunidos em grupos; pois eles também serão pegos com os maridos e as mulheres,os velhos e os de idade bem avançada.


As casas deles serão entregues a outros, com os seus campos e as suas mulheres, quando eu estender a minha mão contra os que vivem nesta terra”,declara o Senhor.
“Desde o menor até o maior, todos são gananciosos; profetas e sacerdotes igualmente,todos praticam o engano.

Eles tratam da ferida do meu povo como se não fosse grave.‘Paz, paz’, dizem,quando não há paz alguma.

Ficarão eles envergonhados da sua conduta detestável? Não, eles não sentem vergonha alguma, nem mesmo sabem corar. Portanto, cairão entre os que caem; serão humilhados quando eu os castigar”,declara o Senhor.

Assim diz o Senhor: “Ponham-se nas encruzilhadas e olhem;perguntem pelos caminhos antigos,perguntem pelo bom caminho.Sigam-no e acharão descanso.Mas vocês disseram:‘Não seguiremos!’

Coloquei sentinelas entre vocês e disse: Prestem atenção ao som da trombeta! Mas vocês disseram: ‘Não daremos atenção’.

Vejam, ó nações; observe, ó assembléia, o que acontecerá a eles.

Ouça, ó terra:Trarei desgraça sobre este povo,o fruto das suas maquinações,porque não deram atenção às minhas palavras e rejeitaram a minha lei.

De que me serve o incenso trazido de Sabá, ou o cálamo aromático de uma terra distante? Os seus holocaustos não são aceitáveis nem me agradam as suas ofertas”.

(Jeremias 6.10-20)

1) Quando os ouvidos não ouvem (10);

• É como se aparentássemos uma conversão, mas não quiséssemos ouvir nada que realmente mudasse nosso estilo de vida.

• Chegavam a ver as Escrituras como coisa vergonhosa, ultrapassada, obsoleta. Como muitos em nosso tempo ainda o fazem (2 Tm 4.3-4).

• Muitos estão dia após dia em suas igrejas, e o que mais fazem é ouvir, mas o que ouvem? E o que isso importa na prática?

2) Quando os que falam, falsificam (14);

• A ira de Deus estava sendo anunciada ao povo de Judá, mas a religiosidade continuava como se tudo estivesse normal.

• Não faltavam “profetas” e “sacerdotes” para curarem superficialmente a ferida do povo.

• Cometiam abominações e não se envergonhavam.

• Tudo parecia normal: eles não tinham o que dizer e o povo não queria ouvir nada mesmo. Mas não era isso que Deus estava vendo (Jr 5.30-31).

3) Quando os rituais são caros e inúteis (20);

• Apesar dessa situação abominável, os rituais permaneciam acontecendo, e de forma bem cara.

• Hoje também há muita ostentação religiosa, com o argumento de adorar a Deus de forma mais suntuosa.

• A verdade é que é mais fácil entregar dinheiro a Deus do que entregar a vida a ele.

4) É hora de sair do caminho e olhar para onde se está indo (16-17);

• Em meio à tanta condenação, Deus ainda lhes aconselha: ponde à margem do caminho e vede....

• Eles são chamados a pararem de caminhar, a pararem de simplesmente seguir o fluxo e olharem para onde estão indo.

• Os caminhos antigos, expressos na fé de seus pais, ainda existiam. Ainda existiam atalaias (vigias, a função do profeta nessa ocasião), que tocavam a trombeta anunciando o perigo.

• Mas o povo não queria ouvir. Você quer?

5) É hora de voltar para o caminho certo (Ap 2.4 e 5a).

• Nas veredas antigas eles encontrariam descanso para suas almas (v. 16). E é isso o que Jesus concede aos que se chegam a Ele (Mt 11.28-30).

• Será que Jesus ainda é sinônimo de descanso para as almas? Ou ganhou tantos outros significados que deixou de ser visto como fonte do primeiro amor?

• O texto de Apocalipse chama a igreja não apenas a olhar onde está o erro, mas a se arrepender e voltar à prática das primeiras obras.
Conclusão

Jeremias 5.30-31 parece ainda muito atual:

Uma coisa espantosa e horrível acontece nesta terra: Os profetas profetizam mentiras, os sacerdotes governam por sua própria autoridade, e o meu povo gosta dessas coisas. Mas o que vocês farão quando tudo isso chegar ao fim?

Mas Jesus nos chama a parar de seguir o fluxo, a moda, a massa; e seguirmos a Ele.
Quando nosso caminho começa a ser marcado pela indisposição a ouvir, pela falsidade no falar, pelo ritualismo caro e inútil, é hora de parar de caminhar e voltar para o verdadeiro caminho (Jo 14.6).

No Response to "Quando é hora de parar de caminhar"

Postar um comentário